Conhecer e respeitar a Terra, é preservar a Cadeia das Vidas aqui existentes. Texto escrito por MARIA DE FÁTIMA ALVES DE CARVALHO - IFRN - sábado, 03 de março 2012, 12:13
Meu Deus! Sem dúvida alguma! Conhecer o dinamismo da Terra, enquanto um planeta vivo por fora e por dentro, nos levará a preservar as vidas com as quais estamos interligados através de todos os ecossistemas, e por não conhecermos esse funcionamento de forma interdependentes, nós humanos destruímos e desequilibramos o viver natural e equilibrado de cada parte da terra, porque todas elas funcionam em permanente equilíbrio com as leis natuirais de cada Bioma.
Mediante essa urgente necessidade de conhecermos o funcionamento do Planeta, uma vez que isso aconteça, nossa postura ética em relação a" NOSSA CASA COLETIVA", vai aos poucos mudando. E dessa forma, virá também as mudanças na nossa qualidade de vida, com práticas de uso consciente de todos os recursos naturais que precisamos para viver. E viver com a visão de que a Terra é patrimônio de todas as Vidas. É sabermos que não podemos continuar atuando de forma inconsequente, egoista e criminosa para com as Vidas das futuras gerações. Portanto, se aprendermos a conviver respeitando as leis própria natureza, passaremos a corrigir parte dos desastres que causamos a "Nossa Terra". E a longo e também curto prazo, dependendo do desastre que foi causado, toda a geração atual, já sentirá a melhoria na qualidade de vida.
Mas, frente as questões que acabo de abordar no texto, tenho que ser justa com o povo. E preciso deixar bem claro que, quem mais destrói a Terra, é o Sistema de Produção Industrial. Pois são as grandes empresas, com as quais não temos forças para competirmos, as verdadeiras vilãs desta degradação ambiental. Então, penso que precisamos, urgentemente unirmos forças para exigirmos que as leis de respeito a natureza, realmente obriguem as empresas a cumprí-las na íntegra. Porque são elas, que buscando acumular riquezas, estão destruindo todo nosso patrimônio natural, inclusive, elas são as causadoras potenciais da poluicão das águas, uma vez, que estas, fabricam produtos altamente danosos a saúde humana e animal. E ainda mais com embalagens poluentes para todo o planeta. Portanto, as leis devem obrigar a própria empresa fabricante, a recolher seu lixo e ela mesma reciclar ou se responsabilizar por ele.
***
Maria de Fátima Alves de Carvalho / Poetisa da Caatinga
Foto de minha autoria
Enviado por Maria de Fátima Alves de Carvalho em 27/04/2012
Alterado em 16/08/2020