Leituras que são basilares nas construções de meus textos poéticos e acadêmicos.
Para mim, todas as leituras que fiz, desde a leitura do meu mundo, que como diz Paulo Freire, antecede a leitura da palavra. Ela é basilar na formação do leitor e escritor. E eu sendo leitora apaixonada pelas obras deste Mestre, então não consigo ver nenhum outro escritor que me leve naturalmente, a me expor sem medos nos textos acadêmicos, embora, seus textos não sejam voltados para estimular ou ensinar, esse tipo de escrita.
Aprendi a ler e escrever com minha família, antes de chegar na escola. Nesse sentido, sempre fui de asas abertas para a escrita, e com ela voo para onde eu quiser... Aí, tenho um problema, não gosto de escrever textos acadêmicos, mas também, quando tenho que escrever... Os escrevo! Não tenho grandes dificuldades. Nunca me preocupei em ler gramática nenhuma, nem tão pouco, tive aulas de redações. Sempre estudei em escola pública, cheia de dificuldades, mas lá tinha biblioteca, e até hoje, esse lugar, continua sendo meu recanto preferido.
E mesmo no decorrer do meu viver, tendo lido centenas de livros, uns por prazer, outros por obrigatoriedade, ainda assim, considero que o jeito simples de Paulo Freire se colocar enquanto ,Professor Escritor, ficou sendo referência na minha vida. E até em minhas poesias, eu sinto a leveza da sua liberdade no ato de ler e escrever.
Eis alguns livros que considero importante na formação dos meus textos, no sentido de me fazer sujeito ativo da minha leitura e escrita, mesmo ela sendo acadêmica, pois, sou poetisa, e fica difícil a as ideias que as vezes o professor defende , porém, eu discordo, mas, mesmo assim, acho um jeito de escrever e me satisfazer enquanto pesquisadora submetida as normas próprias do processo.
Livros que sempre serão importantes para mim:
De Paulo Freire
· A importância do Ato de ler
· Pedagogia da Autonomia
· Pedagogia do Oprimido
· Conscientização
· Ação Cultural para a Liberdade
· Professora Sim. Tia Não.
· E outros que agora não me lembro.
De Alícia Fernàndez
· A inteligência Aprisionada
· A Mulher Escondida na Professora
De Emília Ferreiro
· Com Todas as letras
· Reflexões sobre alfabetização
De Madalena Freire
· A Paixão de Conhecer o Mundo.
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Poetisa da Caatinga
Natal /2011
OBS: Texto produzido e publicado em meu processo avaliativo no IFRN- no Curso de Pós - Graduação em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido.
Enviado por Maria de Fátima Alves de Carvalho em 01/12/2011
Alterado em 06/09/2020