Fátima Alves-Alma sensível e Poetisa da Caatinga

Poesias e prosas(sentimentos à flor da pele)

Textos


Escrevendo sobre o termo "Meio Ambiente"

                 A princípio vou ser bem sincera! EU não Gosto de usar o termo "Meio Ambiente", embora este seja usado até mesmo pelas Nações Unidas e nas nossas Disciplinas. Mas, explico o meu pensar... Meio Ambiente para mim e até mesmo, para alguns estudiosos que agora não me lembro, nos remete de imediato a uma metade, um pedaço, um lugar, e não, ao "todo do planeta". Portanto, sempre procuro usar o termo "Questões Ambientais", pois ao meu ver, faz diferença, porque abrange a ideais planetário em todas as esferas. E nesse sentido, fazemos a parte que está ao nosso alcance, compreendendo que esta vai interferir no todo. Uma vez, que uma simples garrafa pety, ou um pedaço de isopô, quando deixados na praia, mesmo aqui no RN, podem ser levados pelas correntes marítimas e chegarem em outros lugares, ou até mesmo no outro lado do oceano. Nessa ótica, penso que, quem cuida do lugar onde vive, não só cuida do seu meio, mas se conecta ao bem - estar de GAIA ( deusa da vida para os gregos) E para Mim, Minha Sagrada "Mãe Terra".
 
               E com essa forma de ver e compreender o dinamismo planetário, é que trabalho e mobilizo as pessoas do meu lugar, a conhecerem as leis ambientais e terem consciência que uma pequena ação quando somada por várias outras, interferem na esfera global e não apenas onde vivemos. Faço isso escrevendo poemas,e publicando em um site, também em um blog, bem como em livros, que geralmente dou quase todos  nas escolas das cidades onde morei ou estudei . E no meu trabalho, enquanto educadora, mobilizo a comunidade educativa, e fazemos sarais temáticos mensais, com um lugar especial para as questões ambientais. E quanto ao meu  meu viver fora do trabalho, sobretudo nas minhas praticas diárias, num simples ato de lavar o carro ou a louça, lembro que isto se eu fizer errado, estou contribuido para a degradação acelerada dos ecossistemas, pois todos eles estão interligados com o dinamismo das águas dos rios e mares.

Fátima Alves/Poetisa da Caatinga Potiguar
Natal/25.03.2012
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Enviado por Maria de Fátima Alves de Carvalho em 25/03/2012
Alterado em 25/03/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras