Fátima Alves-Alma sensível e Poetisa da Caatinga

Poesias e prosas(sentimentos à flor da pele)

Textos


A importância da Internet na Escola
 
              Apesar dos educadores, ainda estarem tentando encontrar um lugar para a efetividade da internet na escola, e mesmo sabendo que ela é sem dúvida, uma ferramenta necessária para a construção dos saberes da nossa época, como também, nos leva a compreender melhor nossa vida antes da sua chegada... ainda assim, há na escola muita resistência e um claro desinteresse por parte da maioria dos professores, bem como, deficiências na implementação das políticas pedagógicas do Estado para garantir um planejamento inclusivo e atraente, como forma de mostrar sua credibilidade enquanto, um valioso instrumento de aprendizagem interdisciplinar.

            Mediante as questões colocadas frente a toda essa  renovação que modifica as formas de apropriação e construção dos conhecimentos, afirma Nadal, (Estudiosa do assunto) que:" A Educação é milenar, a Escola é secular." Se a Educação vive momentos de mudanças, que dirá a Escola. Para ela, a internet é um dos fatores de mudanças na escola atual. Mas , nós professores precisamos aprender a querer conhecer esse mundo virtual que já chegou em muitas escolas e numa boa parcela dos lares de nossos alunos. Mas mesmo, muitas escolas já dispondo de laboratório e internet, falta ao meu ver, o principal, falo ausência de desejos dos educadores para serem usuários e dessa forma levar os alunos a adentrar neste universo, repleto de possibilidades para se aprender o que se quer e crescer infinitamente intelectualmente.
 
          Frente a essa questão, nós professores (educadores) precisamos perder o medo desse mundo gigantesco, que vemos, mas ainda, o desconhecemos... E para adentrar sozinho(a) em lugar desconhecido, ninguém quer ir primeiro. Isso é natural. Porém, há na Escola, sempre alguns professores que tem domínio dessa tecnologia, e dependendo da união do grupo, esses que já usam, podem irem aos poucos conquistando outros. Agora para ser sincera, não será fácil. E a conquista de todos, não acho possível, devido o choque de linguagens e até mesmo de valores.
 
            De acordo com a visão da autora do texto em análise, entendo que podemos afirmar, que se nós educadores, acreditarmos que pelas pesquisas na internet, se aprende... e aprende inclusive com mais autonomia. Porém, ressalto que o educador precisa também ter conhecimento que este mundo virtual, tem também seu lado negativo, mas na escola, se orienta sobre os possíveis perigos que se pode encontrar em alguns espaços virtuais. E estando plenamente de acordo com a autora, nós que já fazemos uso da internet, em casa e na escola, podemos dizer com segurança, que quando bem orientados (a), o uso normal e monitorado da internet, só melhora o nível intelectual do aluno(a) e do Educador (a), porque ela traz o mundo que queremos conhecer para nossa casa e nossa escola. Sendo assim, precisamos acreditar que:

*A Internet amplia os níveis de conhecimentos dos alunos
            Ao navegar no mundo virtual para fazer uma pesquisa da escola, o (a) estudante se depara com infinitas visões exploradas pelo assunto que busca, fato que faz se desenvolver de forma mais ampla sua aprendizagem sobre o objeto de estudo.
 
*Proporciona maior aproximação da escola com a sociedade
          A importância da internet na escola, a aproxima mais da sociedade, pois, a mesma dispõe de diversas práticas de intercâmbios culturais, como blogs, sites, noticiários, rádios, tudo isso nesses computadores que temos atualmente.

*Na internet, a escola é uma rede social
           Lili hadfahrer, Ph.D. em comunicação digital, pela ECA/USP, afirma que a Escola é uma rede social, onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a Internet, isso fica mais evidente, já que as redes sociais tornaram-se parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a Escola uma verdadeira rede social do conhecimento?

*A internet  facilita e promove a pesquisa
           A internet, pode ser de grande relevância para as pesquisas escolares, mas para isso,é preciso que nós educadores(as), venhamos a assumir o nosso lugar de pesquisadores(as) no mundo virtual, para depois termos segurança e orientarmos com eficiência, os nossos alunos nas pesquisas da net.

*Interdisciplinaridade
           Quanto a esse aspecto,penso que todo(a) Educador(a)  que já percebeu ou perceberá... que o mundo virtual é globalizado,isto é, conectado. Sendo assim,  a construção de conhecimentos   passa por um processo interdisciplinar. É essa forma de transdisciplinar  os saberes que a internet pode oferecer a humanidade,  pois cada sujeio, vai se apropriando,  construindo ou reconstruindo, seu repertório singular de saberes... É um ideal que os bons educadores(as) sempre buscaram.

Fátima Alves / Poetisa da Caatinga

Site pesquisado

- http://www.luis.blog.br/importancia-da-internet-na-escola.aspx

Autora: Beatriz Gomes Nadal (Trabalha com formação de professores e escola na contemporaneidade,editora SENAC)
 
Texto produzido que produzi em uma atividade avaliativa do meu curso Educação Ambiental  e Geografia do Semiárido.( IFRN- Natal)
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Enviado por Maria de Fátima Alves de Carvalho em 05/01/2012
Alterado em 10/05/2016
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras